terça-feira, 21 de junho de 2011

Projeto de Vida

Você já se perguntou: “quem sou eu?”; “qual será meu caminho?”; “qual rumo devo dar à minha vida?”; “por onde começo a construção do meu futuro?”; “como faço para meus sonhos acontecerem?”. Estas são as questões que remetem à sua identidade profissional e adulta e ao seu Projeto de Vida.

O Projeto de Vida é a ação que tomamos de escolher um dentre vários futuros possíveis, é o momento que temos de colocar em prática nossa capacidade de transformar os desejos e as fantasias que temos em objetivos claros e concretos para serem perseguidos, organizando assim uma orientação, um rumo para nossa vida.

Neste projeto os objetivos podem ser individuais ou coletivos e eles vão se realizando de acordo com o amadurecimento de cada um de vocês. Quanto mais entram na vida adulta, mais conseguem tornar reais seus objetivos.

Um projeto de vida se realiza a partir da junção de duas variáveis: identidade, ou seja, quanto mais você se conhece maior será sua capacidade de elaborar o seu; e o conhecimento da realidade, ou seja, quanto mais você entende as possibilidades do contexto em que está inserido maior serão as possibilidades de implementar o seu projeto. Temos então: conhecer a identidade lhe dá a chance de planejar e conhecer a realidade a chance de colocar em prática o que planejou.

A elaboração de um projeto de vida é fruto de um processo de aprendizagem, durante o qual o maior desafio é aprender a escolher. A escolha também é objeto de aprendizagem: aprendemos a praticá-la e a nos responsabilizar pelo que escolhemos.

Como sabemos que realizar depende de nosso esforço, empenho, identificação e aproveitamento de oportunidades no mundo no qual estamos inseridos, queremos propor que você já comece a colocar em prática seu Plano de Vida agora.

Para isso, temos a seguinte proposta:
1.      Construa em uma folha de papel sulfite a sua decisão (página 38 e 39 do seu caderno). Este processo deve estar relacionado ao seu futuro. O que você pretende para o seu futuro, como e onde quer estar daqui a 5 anos.
2.      Na decisão você deve escrever:
“Em 2016 pretendo ..................................... (seu objetivo) .......................... utilizando ....................... (o que utilizará para chegar até ele – página 37 do seu caderno “Habilidades, Conhecimento e Atitudes”) ................................ para alcançar ....................... (sua meta) .................”.
3.      Em outra folha de papel sulfite faça o seu Plano de ação (página 36 do seu caderno) para alcançar a sua decisão acima.

(*) Pode ser feito da forma que preferir. Você deve entregar para a Raiane estas duas folhas junto com seu CV já com as alterações sugeridas pela Deep após a aula de até o dia 09 de setembro de 2011. As aulas sobre Processo Seletivo e elaboração de currículos acontecerão na semana de 29 de agosto a 02 de setembro.

Nas aulas da semana dos dias 4 a 8 de julho leve sua decisão e coloque no mural da sua sala:

“Em 2016 pretendo ..................................... (seu objetivo) .......................... utilizando ....................... (o que utilizará para chegar até ele – página 37 do seu caderno “Habilidades, Conhecimento e Atitudes”) ................................ para alcançar ....................... (sua meta) .................”.

Analise o mural e escolha decisões que sejam complementares à sua e monte grupos de 5 pessoas. Agora não é hora de trabalhar com seus amigos apenas, mas de pensar quem mais complementa suas escolhas. Seus amigos continuarão seus amigos para sempre, agora é hora de construir o seu futuro.

A partir de agora vão trabalhar juntos em um projeto para ser apresentado na semana de 19 a 23 de setembro para Juliana A. Dutra, diretora da Deep, e mais um profissional do mercado de trabalho que virá assistir. Siga as instruções abaixo para a construção do trabalho:

·         Combine com seu grupo um cronograma de reuniões para fazerem o trabalho.
·         Na primeira reunião cada um deve apresentar seu Projeto de Vida ao grupo, juntos vocês irão construir um Projeto Rede onde todos os principais talentos serão utilizados para começar a colocar todos os Projetos de Vida em prática desde já respondendo à seguinte pergunta: “Como começaríamos a colocar nossos Projetos de Vida em prática a partir de agora com a cooperação de nosso grupo?”

·         Comecem a construir o trabalho final que deve ter:
a.     -  A resposta para a pergunta acima
b.    - Uma apresentação formal mostrando: o que queremos ser, como ser o que queremos juntos, como colocar nosso plano em prática agora?

No dia da apresentação, cada grupo terá 15 minutos para apresentar, a banca fará seus comentários em 10 minutos e teremos no final um tempo de conversa rodada de conselhos para o futuro.


Deseje, planeje, faça seu futuro começar HOJE.

                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário