quinta-feira, 23 de junho de 2011

Resiliência

Olá a todos, estou escrevendo um artigo e preparando uma palestra sobre resiliência e achei importante dividir com vocês alguns pontos que considero imprescindíveis para o Projeto de Vida. Aliás, vocês viram a postagem do Projeto de Vida não viram? Estarei aí com outros profissionais acompanhando o trabalho de cada grupo e quero que me surpreendam com qualidade, conteúdo e resultados das parcerias.
Bom, mas voltando à resiliência: simplificando muito, ela significa a capacidade que a pessoa tem de lidar com problemas e superar obstáculos. É a capacidade que temos de passar por momentos difíceis e nos superar, reinventar objetivos, mas não desistir da nossa meta.
Resolvi tocar neste tema com vocês porque durante a prática dos Projetos de Vida precisarão muito de resiliência. O mundo não foi criado para atender às nossas necessidades e por muitas vezes nossos planos terão que ser revistos e aí chega o importante: NÃO DESISTIR, não pensar que já fez sua parte e não deu certo. Sua parte é alcançar sua meta e só terminará quando isso acontecer, antes disso mude de caminhos, reveja os prazos que estabeleceu, repense algumas ações, mas CONTINUE com dedicação, disciplina e foco. Escrevi no caderno de muitos de vocês que o "COMO" de um plano de ação é a parte mais importante porque quem planeja bem esta etapa com certeza possui mais probabilidade de alcançar seus objetivos. Infelizmente, por dar mais trabalho, as pessoas acabam fazendo de forma superficial e é isso que eu não gostaria que fizessem, por isso, seguem algumas dicas para pensarem enquanto estabelecem seus Projetos de Vida: tempo (como pretende inserir este plano no seu dia a dia?); apoio (quem o apoiará nas iniciativas que planejou Exemplo: quero fazer uma faculdade, preciso do dinheiro para pagar a mensalidade, o meu novo emprego me apoiará. Apoio não é alguém que vai fazer por você, mas é como você criará formas de gerar o necessário para que aquela ação aconteça) e recursos (o que você precisa para começar a agir. Exemplo: Preciso de livros para estudar para o vestibular, encontro na biblioteca municipal? Preciso de um conhecimento maior de português, posso pedir ao meu professor do Senac, Deep ou na escola? É tudo o que precisará para colocar em prática seus objetivos e que precisa ir atrás antes da data que espera que sua meta aconteça).
Ficarei por aqui, mas queria lembrá-los de que sucesso = sonho + resiliência. Pensem nisso.
Grande abraço. Bom trabalho e excelentes aulas.
Juliana A. Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário