segunda-feira, 4 de julho de 2011

O surgimento de um empreendedor diferente

Thái Quang Nghiã, com 21 anos fugiu do Vietnã em busca de liberdade e um novo horizonte de possibilidades. O país naquela época vivia um regime político autoritário, uma realidade dura para jovens cheios de ideais e esperança de um futuro melhor. Em 1979, um petroleiro da Petrobras encontrou um barco de pesca em alto mar no sudeste asiático. Após o resgate, Thái tornou-se cidadão brasileiro e de refugiado passou a aluno, quando quatro anos após sua chegada em terras tupiniquins ingressou na Universidade de São Paulo (USP).

Durante sua trajetória no Brasil, Thái começou a vender sandálias de pneus e bolsas artesanais. Logo, de aluno passou a empreendedor, quando em 1986 fundou o Grupo Domini, empresa na qual utilizou materiais reciclados para a produção de calçados e acessórios. Inspirado pela cultura e pela história do povo Vietnamita, Thái desenvolveu a produção de sandálias, papetes e outros calçados com solado de borracha reciclada de Pneus. Hoje, 30 anos depois de ter sido resgatado, Thái Quang Nghiã é um brasileiro naturalizado, emprega centenas de pessoas em suas fábricas, em São Paulo e negócios espalhados por todo o Brasil.
"...normalmente, as pessoas começam do zero. Eu comecei a minha vida sozinho no Brasil negativamente: mudo, pois não falava português; surdo, porque não entendia nada e cego, uma vez que não sabia onde estava e para onde deveria ir. Além da saudade enorme da família, dos amigos e do país... Além de tudo sem um tostão, sem futuro. A única coisa que ganhei foi a liberdade, consegui sair do regime comunista. A responsabilidade de cuidar da minha própria vida..."
Existem várias pessoas que venceram na vida com muito suor e dedicação, a história delas me inspiram a buscar sempre o melhor de mim e espero que faça o mesmo com cada um de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário